Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de maio de 2010

“Titõi” ascendeu, foi definitivamente desvendar o mistério das estrelas.


Titõi, assim aprendi, com minhas irmãs, a chamar o Tio Antonio Coutinho, homem íntegro, culto, solidário e feliz. A alma gêmea de Elvina, o pai amor de Sousinha, o sogro afeto de Mazé e o avô carinho de Karla e Júnior.
Um ser transcendente, que sempre viveu à frente do seu tempo. Autodidata, aprendeu a ler a vida e o céu.
Observador da natureza, parecia se comunicar livremente com as estrelas, a lua, o sol e as nuvens. Sua sapiência o tornou um “consultor” de assuntos e eventos naturais. Para saber como ia ser o inverno, ele consultava o firmamento: o sol, a lua e as estrelas, e sempre obtinha a resposta correta.
Os amigos o definiam como homem sábio e inteligente. Eu e minhas irmãs, quando crianças, tínhamos certeza de que Titõi era mágico. Além de se entender com astros e estrelas, ele sabia muito bem como encantar as crianças com suas histórias, sorrisos e mimos.
Ao longo dos seus setenta anos conquistou a amizade e o respeito de todos que o conheceram, não por acaso, mas pelo carisma, sapiência e simplicidade.
Titõi ascendeu, transformou-se em estrela, foi desvendar os mistérios além nuvens.
Vai, Titõi, viver entre as estrelas e derramar pó estelar em nossos sonhos...

4 comentários:

Deisy Feitosa disse...

Tia Aninha, apesar de não tê-lo conhecido, nasce em mim o desejo de estar diante de uma pessoa tão mágica, tão grande.
Pessoas assim, tornam a vida daqueles que estão ao redor mais significativa, mais joiosa. Agora entendo com quem vc aprendeu a observar o mundo, ainda criança, com uma profunda sensibilidade.
Eu quero muito poder herdar isso de você... e me sentir uma semente multiplicada de "Titõi".

Márdila Taveira disse...

Que titõi possa estar ao lado do Senhor supremo e que a cada amanhecer nos cubra de bençãos com o seu infinito carinho.
Meus mais sinceros sentimentos para toda a família, que de alguma forma, também é minha.

fique bem sogra minha!

soledade disse...

"E se a safra nao atrapalhar meus planos, diga la pro seu vigario, vou casar no fim do ano".A primeira vez que ouvi esse refrao da musica de luis gonzaga, foi na voz de Titõi,ele estava chegando de sao paulo,pra casar com "finfinha".Por ser a primeira neta de meus avos paternos, vivia na casa da minha vo santa, e como eu gostava.Ali vi minhas 4 tias noivar e casar,finfinha foi a primeira,ele era um charme em pessoa, bonito, arrumadinho,gostava de uma camisa branca,calça social preta, sapatos pretos,nem em revistas eu ja tinha visto homem mais bonito e encantador.Sabio, ele era simplesmente sabio, sabia tudo,cheio de exeriencias de cidade grande, do sertao pra onde fez questao de voltar, mas muito urbano. Para encurtar-lhe o nome e tambem porque era mais bonito, eu achava, comecei a lhe chamar Titõi,o chamarei sempre assim, so que agora nao mais o teremos homem, mas na saudade, dentro dos coraçoes, no meu ficara pra sempre.Obrigada tio, pelo que aprendi contigo, valores que o tempo nao apagara,pelo tio que foi, pelo esposo que sempre foi pra minha tia, o pai presente,por tudo.Sei que esta bem, pois esta na morada do Atissimo, onde e o lugar de pessoas como o senhor...parabens por sua passada aqui na terra, no meio dos que te amaram,fique bem... saudades pra sempre , bjos

Conceição Coutinho disse...

O que falar de Titõi?? acho minhas irmãs já falaram tudo...Um homes sábio, sempre com uma palavra amiga a quem fosse lhe procurar. Lembro-me dele quando menina ficava a ouvir suas palavras quando me mãe lhe perguntava sobre o inverno, tinha sempre uma justificativa e podia esperar, acontecia sempre como ele falava. São poucos os verdadeiros enviados de DEUS com tamanha sabedoria. Fica um vazio enorme...Um homem íntegro, sábio, uma pessoa de um caráter único, o ser humano mais puro que algúem pode conhecer. O que nós pedimos a DEUS nesse momento é que o acolha e lhe tire suas dores e angustias, lhe leve para repousar em verdes pastos....Saudades eternas...