Powered By Blogger

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Eles e eu


Ao longo de dezoito anos eu “me ajeitei sozinha com a minha dor”[1]... Fui criticada, julgada e às vezes condenada. Julgamentos torpes e condenações injustas, advindas de algumas palavras, posturas e atitudes minhas. Com a ajuda de algumas pessoas nefastas, submergi num enorme sentimento de culpa, culpa por falar, por calar, por cair e levantar, por chorar... Culpa por estar viva!
Nunca fiz análise. Analisei, elaborei, rezei e chorei... Passei mais tempo da minha vida chorando do que qualquer outra coisa...
Morria aos poucos, mas, olhei ao meu redor e vi duas vidas que dependia da minha, duas razões para existência. Entendi: “meus filhos, minha vida”... É com eles e por eles, tudo o tempo todo.
Fui acometida pelo pânico de perdê-los... Superprotegi, sufoquei, errei de novo e de novo tentando acertar o compasso do excesso de amar.
Desenvolvi uma insônia crônica ao velar o sono dos meus anjos e meditar sobre o futuro deles.
Busquei auxílio médico-amigo e por algum tempo recorri aos antidistônicos para minimizar os efeitos da dor... E a dor? A minha dor? Nunca passou!!! Abandonei os lenitivos... Não há remédio para a dor... 
Aprendi a conviver com ela, a escondê-la, camuflá-la até que pudesse sublimá-la por meus filhos. 
Vislumbrei na palavra uma forma de extravasar, mas teria que ser silenciosa, tal qual a dor... Passei a gritar no mais profundo silêncio das madrugadas insones e durante quatro anos amordacei minha dor, apesar de registrar os gritos mudos dos dilúculos insones e insanos.
Vencido o ciclo de ostracismo, enchi-me de coragem e joguei todas as palavras (coerentes ou não, corretas ou não) pela janela do alvorecer sob o título “Palavra de amor”... Temperei a vida com a saudade, saudade até do que não vivi: do neto que não tive, das formaturas de meus filhos... Enfim, do ainda sonho em viver... Nunca mais fui à mesma pessoa...
Se ainda me importo com críticas e julgamentos? Não! Calce as minhas sandálias, percorra o meu caminho e assim estarás apto para fazer qualquer julgamento...
A vida me fez frágil para amar e forte o suficiente para defender aqueles a quem amo e aquilo em que acredito! E assim, eu sou feliz! Somos felizes... Eles são "a minha vida" e eu vivo para amá-los.

Eles e eu.
Tudo o tempo todo por eles...



[1] Pe. Fábio de Melo,  sobre a Tragédia de Santa Maria. Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=395642977197120&set=a.192405184187568.44585.192397257521694&type=1&theater

Nenhum comentário: