Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Janeiro: tempo de encontro.


O mês de janeiro é assim uma espécie de tempo de encontro. Os familiares e amigos que moram em outras cidades e em outros estados voltam e de repente a gente sente aquela sensação “da alegria do encontro”.
Durante este mês vivi esta alegria repetidas vezes, e vários momentos alguém resolveu trazer a tona à sessão saudade. Tal sessão girou em torno de um programa de rádio que fiz nos anos 2002 e 2003. 
Era na verdade um encontro de amigos, uma conversa pluri-temática onde foram abordados assuntos sérios relacionados à problemática social, econômica, política e cultural brasileira e cotidianidades, tudo regado à poesia e MPB. Em uma hora de programa diário eu conseguia reunir amigos e fazer novas amizades.
A amizade de Carlos Eugênio é um presente que o “Recital 99” me trouxe e que permaneceu, sobrevivendo assim, ao fim o programa.  Por indicação de Vilebaldo, ele foi nosso convidado especial em um programa, convocado pelo público ouvinte, voltou e fez belíssimas participações em dois ou três programas, sem dúvida nenhuma, os maiores picos de audiência.
Além de assuntos ligados à conjuntura brasileira contemporânea, ele versa com muita facilidade sobre literatura, MPB, e como se não bastasse, toca violão, canta, e canta bem!  
Desde então, janeiro traz de presente Carlos “O Gêniototalmente desprovido de vaidades, orgulho ou qualquer tipo de presunção, apesar de fonte inesgotável de informação e sabedoria, ele é de fato a personificação da humildade. Como diz meu filho adolescente, “ele é o cara”!
Neste janeiro, com sempre, Carlos chegou, porém, logo que botou os pés em solo picoense sua agenda estava completa. Quem não conseguiu agendar um encontro, uma visita com Eugênio (“Ele Gênio”) segue em romaria os passos dele. Como não agendei antes, não tive alternativa, senão, segui-lo, assim o fiz.
Fui à casa de Vilebaldo e Rozângela  vivenciar a alegria do encontro com Carlos Eugênio, Marineide e a linda Flora, Marinísia, Marli e Júnior, Ivo Farias, etc. Numa outra ocasião, o reencontro ocorreu na casa da Marli com mais pessoas e muita música... Impressionante a facilidade que Carlos tem de agregar amigos.
Esperemos o próximo janeiro para reencontramos "Elegênio" !
Foto do arquivo pessoal de Carlos Eugênio

Este texto (uma espécie de brinquedo) foi escrito em janeiro de 2011... Neste janeiro (2012) Carlos Eugênio não veio, então resolvi publicá-lo. Assim, sem revestimento literário ou recursos de retórica... Apenas um tributo ao amigo!

Nenhum comentário: